sábado, 4 de dezembro de 2010

Mísia fecha ciclo em concerto especial no Lux


Depois de ter vivido os últimos anos em Paris, Mísia está de volta a Portugal, e será em Lisboa, onde agora reside, que irá fechar um ciclo em relação ao último disco, o duplo «Ruas», cujo epílogo ao vivo terá lugar na discoteca Lux no próximo dia 17 de Dezembro.

Pelo palco, e tal como no disco, o fado irá cruzar-se com marchas, mornas e outras sonoridades, simbolizando todas as “ruas do mundo”, onde Mísia recorre ao imaginário poético de vários autores, oriundos de universos distintos. O espectáculo contará com a participação especial de Geoffrey Burton, guitarrista que acompanha habitualmente Iggy Pop.

Nascida no Porto, filha de pai português e mãe espanhola, Mísia é uma verdadeira artista global: ama a sua cidade natal, apaixonou-se por Lisboa, viveu em Barcelona e Madrid, e cinco anos na cidade-luz da Europa. O seu talento concedeu-lhe honrosos galardões, onde se destacam a Medalha de Vermeil de La Ville de Paris (a mais alta condecoração concedida pela Câmara da cidade) e a homenagem feita pelo governo francês, tornando-a Chevalier des Arts et des Lettres. O diário espanhol El País elegeu-a como uma das 100 figuras ibero-americanas mais importantes de 2009, e já em 2010 recebeu a Ordem de Officier des Arts et des Lettres, atribuída pelo ministro da Cultura gaulês, Frédéric Miterrand.

Recentemente, a cantora teve uma incursão pela sétima arte, sendo uma das protagonistas do filme “Passione”, obra do actor e realizador norte-americano John Turturro, e que a levou inclusive a estar presente no prestigiado Festival de Veneza. No entanto, nem o reconhecimento internacional a demoveu deste seu retorno às origens, fruto da inevitável saudade tão portuguesa, e da vontade de gravar aqui um novo disco. «Senhora da Noite», assim se chamará o próximo registo, irá marcar o regresso ao fado de cariz tradicional e à poesia, e será o décimo álbum de uma prolífica carreira que leva já vinte anos.

Sem comentários: